projeto MZ midia/

Mz mídia é uma rede de pesquisa e criação, composta por grupos e núcleos de trabalhos. a rede esta laboratórios e projetos arte/mídia/educação/difusão.

Se constitui como uma forma de associação cultural organizada coletivamente, visando a autogestao de objetivos e a utilização de estruturas que possan ser compartilhadas.
(1 . nucleos de pesquisa/criação// de produção// de poeticas digitais//plasticas//som//; 2. plataforma virtual com portal, sites, revistas eletronica, tv digital, acervo; 3. grupos de trablahos 4. laboratorios de linguagens e oficina

Objetivo geral

Desenvolver redes de laboratórios,espaços de convergencias, zona de ação para construção de processos em redes colaborativas de ação cultural entre projetos, grupos , coletivos, artistas, arquitetos, pesquisadores, produtores culturais visando estimular praticas educativas e artisticas, processos abertos de troca de conhecimentos .

Mz mídia quer experimentar a hibridização tecnológica e a inventividade digital como meio de convergência e a transversalidade entre as áreas culturais e os meios artisticos, entre as diversas formas de conhecimentos e saberes, com o objetivo de criar novos espaços de construcao e troca cultural, estimulando uso criativo e critico das novas mídias e dar visibilidade a subjetividades emergentes.

Objetivos Especificos

-estimular a criatividade digital ,o trabalho em rede, atraves de oficinas, seminários, cursos e mostras com ciclos de debates;

-desenvolver metodologias e ferramentas pedagogicas e criativas;

- integrar diferentes instituições e espaços culturais através de redes de eventos e atividades culturais;

-Formar grupos de arte-educadores, artistas,pesquisadores, para desenvolvimento transdisciplinares em educação;

- estimular a troca transdiciplinar entre arte/mídia e educação;

- criar um site/portal/revista eletrônica com um acervo eletrônico comum entre os lab;

- desenvolver programas de atividades buscando convergir na mesma práxis tanto conhecimentos teóricos quanto técnicos e práticos;

- estimular processos coletivos em rede a partir das experiencias com as interfaces construidas como espaco virtual de interacao-redes pontos de cultura, estudio livre, overmundo entre outras iniciativas de colaboracao em rede ;?

- estimular a criatividade digital através do uso de programas de criação gráfica e edição de imagem e som.


exemplificar

JUSTIFICATIVA

o lab é uma experiência aberta a construção continua, funciona como uma germinação de ideias e criações que agregam ações em torno de um conjunto de realizações, sao iniciativas para transformar o espaço em um plato de um jogo do qual se participa.
A construcao em rede de situações e objetos estetico-politico se manifesta na ação dos fluxos informacionais, que se intensificam com a apropriacao do conhecimento tecnico-criativo.
A diferença entre a criação do lab. e um projeto dito normal é que no lab. é possível construir conjuntamente a experiência vivenciadas da participação direta e consciente dos grupos envolvidos formando uma rede de colaboração entre diferentes espaços, projetos e iniciativas.

A diferença está na forma de trabalhar e resolver as demandas, transversalizando as áreas arte-midia-educação e ciências.

É cada vez maior o espaço de troca entre areas do conhecimento, aproximando pesquisa e processos experimentais de convergencia e constituiçåo de territorios abertos de colaboraçåo e criaçåo.
os limites entre individuos/grupos e instituiçoes, linguagens e suportes artisticos e outros processos inter-subjetivos sao cada vez mais deslocaveis e intercambiaveis, aumentando a possibilidade de diferentes pessoas Compartilharem espaços comuns, agregando uma diversidade de experiências capazes de autogerir e criar processos de transformação que interfira e reconfigure o territorio em Múltiplas instancias coletivas e múltiplos sistemas de atividades.

a rede nasce do conjunto dos processos dentro de uma zona de acao, um espaçø produzido por fluxos, situaçøes, jogos inter-subjetivos e micro-politicas catalizadora de proposiçoes.

os processos redirecionam os sistemas em interface a cada situaçåo e servem de meio de agenciar outros processos , assegurando continuidade e a inserçao de novos atores e grupos ao campo experimental que esta sendo compartilhado.

a rede é o resultado desses processos de criaçåo e interaçåo ligados em multiplos sistemas inter-comunicacionais.


Conteudo, forma e suporte se integram em multi-instrumentos transdiciplinares de base colaborativa re-modelavel as diferentes aplicaçoes, experiencia e conexão.A participaçåo transforma-se em forma de conhecimento.

Apesar de os novos meios ja existerem, ainda ha muito o que avançar em direçao a convergencia e hibridizaçåo em um ambiente mais complexo e interativo.Temos que inventar mais pontes entre o virtual e o atual, o computador e a realidade, investir em processos mais participativos, de açåo no territorio, de expansao do virtual, e experimentar novas politicas e gestao do espaço.

a noção de espaço e lugar deve ser compreendido para o desenvolvimento das convergencias entre os laboratorios e para capacitacao e formacao de novos individuos no mecanismo de configuracao dos espacos do conhecimento. A construcao coletiva de um objeto estetico-politico se manifestara na ação dos fluxos informacionais, que se intensificarao com a apropriacao do conhecimento tecnico. os lab são iniciativas para transformar o meio urbano em um plato de um jogo do qual se participa.

Potencializando novas acoes e conjugacoes sociais emergentes que amplie as fronteiras entre o individuo e a instituicao, compondo estrategias e formas de transversalizacao dos espaços e das ações.

Um comentário:

GWR disse...

Parabéns pelo projeto.
Tenho pesquisado sobre artemídia e encontrado poucos argumentos. Este seu conteúdo é, com certeza, uma grande fonte de argumentos e pesquisas. – Gostaria de participar, direta ou indiretamente, de suas novidade. Espero trocar boas “figurinhas” sobre as artes, meios, novidade e tal.

Forte abraço.

Guilherme W. Rodolfo